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Configuração Básica da Loja Virtual Techsoft



A configuração da loja virtual é um procedimento bem simples. Basta seguir o roteiro a seguir e em poucos minutos, a loja estará no ar e pronta para receber os pedidos.

 

1) Escolher a aparência de loja virtual.

2) Configurar as informações da empresa.

3) Configurar os métodos de envio.

4) Configurar as formas de pagamento.

5) Criar ou Editar páginas de informações.

 

1) Escolher da aparência da Loja Virtual

 

O primeiro passo é fazer a escolha da aparência da loja. Essa configuração é feita no menu “Templates”:

1.1) Design da Loja: Primeiramente escolha o design da loja dentre um dos vários modelos disponíveis. 

1.2) Logotipo ou Nome: Você pode escolher uma imagem para carregar como logotipo da loja virtual. Resolução recomendada: 300 x 75. Para carregar o logotipo corretamente, clique na opção “Escolher Arquivo”, selecione o arquivo de imagem e depois clique no botão “Enviar Logo”. NÃO CLIQUE no botão “Salvar” depois de clicar em “Enviar Logo”, caso contrário a imagem escolhida não será carregada corretamente.

OBS: Caso não queira carregar uma imagem de logotipo da loja neste momento, você poderá definir um texto qualquer para aparecer como nome da loja. Faça isso apenas caso não deseje carregar um logotipo. Para configurar um texto, escolha a opção “Mostrar texto onde meu logotipo será exibido”. Escolha o texto a ser exibido na seção “Texto do Logotipo”.

1.3) Favicon: É possível carregar um ícone personalizado que será mostrado na barra de título do navegador dos seus clientes quando eles estiverem utilizando o seu site.

 

2) Configurar as informações da empresa.

 

É necessário configurar as informações da empresa para que essas informações sejam apresentadas no seu website. Para isso, siga os seguintes passos:

2.1) Vá no menu “Configurações”, na opção “Loja”, na aba “Website”

2.1.1) Na seção “Configurações Gerais da Loja”, informe o nome da sua loja e o endereço físico da mesma. 

2.1.2) Na seção “Configurações de segurança do site”, escolha a opção “Sim, o Certificado SSL está ativo na Hospedagem” e informe a URL da loja com o prefixo “https”.

2.1.3) Na seção “Configuração de e-mail”, informe o e-mail que será utilizado para receber pedidos e fazer a comunicação aos clientes sobre os status dos pedidos. Recomenda-se não utilizar as configurações de e-mail padrão: em vez disso, especifique manualmente os detalhes do servidor SMTP.

2.1.4) na seção “Otimização dos sistemas de busca”, informe os dados da página, além da “descrição meta” e “palavras-chave meta”, para que os buscadores reconheçam o seu site.

2.2) Ainda no menu “Configurações”, na opção “Loja”, vá na aba “Tela” e habilite o “Aceite da LGPD” para que os clientes tenham ciência de que o site está de acordo com a legislação vigente.

2.3) Vá no menu “Adicionais”, na aba “Configurações Home”.

2.3.1) Informe até dois telefones de contato da empresa para aparecerem no topo do site.

2.3.2) Informe o número do WhatsApp para ser mostrado no site e também para que apareça um ícone de atendimento que direciona para esse número de WhatsApp. Caso utilize um número fixo no WhatsApp, deixe um espaço em branco entre o DDD e o número para que o telefone seja exibido corretamente.

2.3.3) Informa os números de telefone e dados da empresa para que estes sejam mostrados no rodapé do site.

2.3.4) Preencha os endereços das redes sociais empresa para que sejam exibidos os ícones de cada uma das redes. Quando o usuário clicar nesse ícone, será direcionado para a respectiva rede.

 

3) Configurar os métodos de envio

 

Você precisa configurar na sua loja virtual os métodos de envio que os clientes utilizarão para receber os pedidos. Para realizar essa configuração, acesse o menu “Configurações” e a opção “Envio e Entregas”. 

3.1) Localização da loja

Primeiramente você deve preencher corretamente os dados de localização da loja. Estes dados são necessários para que o sistema de loja virtual saiba onde fica sua empresa e desta forma possa calcular corretamente o frete. Faça isso na aba “Localização da Loja”.

 

3.2) Zonas de Entrega

As zonas de entrega são as regiões para as quais você envia os produtos. Você deve configurar essas regiões.

Por padrão já existe uma zona de entrega cadastrada com o nome de “Defalt Zone”. Esta zona abrange todo o Brasil, e será utilizada automaticamente como padrão para todas as entregas do site. Caso queira criar regras específicas para outras regiões, basta criar outras zonas de entrega. 

Na configuração da zona de entrega você consegue definir as regiões que pertencem à aquela zona (Ex: estado, região, faixa de CEP, etc). Consegue também definir se para aquela zona será cobrada alguma taxa adicional ou se será concedido frete grátis para pedidos acima de determinado valor.

3.3) Métodos de entrega de cada zona de entregas

Depois de configuradas as zonas de entrega, você deve-se associar os métodos de entrega oferecidos em cada uma delas. Para isso, clicar no ícone do “caminhãozinho”. Inclua quantos métodos de entrega achar necessário (ex. Correios, Motoboy, Retirar, etc).

Você pode definir métodos diferentes de envio para cada uma das zonas. Isso permite por exemplo, que ofereça frete grátis ou entrega com valor fixo dentro da sua cidade, enquanto que ao mesmo tempo, pode oferecer envio pelos correios para outras regiões onde você não pode fazer a entrega própria.

OBS: Para configurar o método de entrega dos CORREIOS, utilizar a opção "CORREIOS API".

3.4) Ativando o Simulador de Frete

O Simulador de frete vai mostrar na página de cada produto um adicional que permite ao seu cliente simular o frete antes de inserir os produtos no carrinho. Acesse o menu “Adicionais” e habilite o simulador de frete. Em seguida, clique em salvar e depois vá na aba “Simulador de Frete” e altere as configurações que forem nescessárias.

 

4) Configurar as formas de pagamento

 

4.1) Habilitar formas de pagamento:

Vá no menu configuração e escolha a opção Finalização e Pagamento. Dentre as opções disponíveis, escolha as formas de pagamento que a sua empresa aceita. Clique no botão Salvar. Feito isso, o sistema abrirá uma aba com as configurações adicionais para cada uma das formas de pagamento escolhidas:

4.1.1) Pix: Informe as chaves PIX que serão exibidas para os clientes no momento do fechamento da compra. É possível cadastrar até 4 chaves diferentes. Também é possível configurar um desconto para pagamento em PIX e personalizar mensagens que serão exibidas para os clientes no momento da finalização da compra.

4.1.2) Depósito Bancário: Informe os dados bancários que serão mostrados para os clientes no momento do fechamento da compra. É possível cadastrar até 10 contas bancárias. Também é possível configurar um desconto para pagamento e personalizar mensagens que serão exibidas para os clientes no momento da finalização da compra.

4.1.3) Boletos: Para configurar o recebimento através desta modalidade é necessário convênio com os respectivos bancos (ITAU SHOPLINE ou BB COMERCIO ELETRÔNICO ou BRADESCO SHOPFACIL). Depois de contratado o convênio, basta informar os dados fornecidos pelos bancos na configuração dos boletos desejados. OBS: Recomenda-se inicialmente utilizar os recebimentos por boleto através dos Gateways de pagamento disponíveis (PAGSEGURO ou MERCADOPAGO).

4.1.4) Cartões: O recebimento em cartões normalmente é feito através de um gateway de pagamento como PagSeguro ou MercadoPago. A utilização do gateway de pagamento é recomendada pois além de verificar e autorizar a transação o gateway ainda faz uma análise de segurança do comprador aprovando somente compras que não possuem indícios de fraude, isentando o vendedor do chargeback. Como na internet existem muitas compras fraudulentas e com cartão clonado, esta é a melhor opção.

4.2 Habilite o simulador de parcelas:

O simulador de parcelas é um recurso que mostra na tela dos produtos as formas de pagamento e a simulação dos parcelamentos disponíveis. Acesse no menu “Adicionais”, a aba “Simulador de Parcelas” (Caso não esteja habilitada, habilite). Nas opções de configuração, informe os dados de acordo com o que foi configurado nas formas de pagamento.

 

5) Criar ou Editar páginas de informações

 

A política de boas práticas de comércio eletrônico manda que os sites devem apresentar informações claras sobre sua procedência, e também sobre suas politicas comerciais como políticas de devolução, garantia, proteção de dados, etc. Estas informações são apresentadas nas páginas institucionais do site.

A criação destas páginas é feita no menu “Conteúdo”, na opção “Exibir páginas”. Lá podem ser editadas e criadas todas as páginas necessárias.

Por padrão, a Techsoft disponibiliza um conteúdo básico, padrão, mas, esse conteúdo deve ser editado de acordo com as políticas de cada empresa.

Importante : é fundamental editar pelo menos a página “Quem Somos” para incluir nela as informações da sua empresa.

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