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Configuração Inicial para Emissão de DF-e



Esta tutorial vai apresentar quais são as configurações que precisam ser feitas no sistema para emissão das principais notas eletrônicas:

 

1) Verificação de Dados e Escolha do Certificado

1.1) Acesse no menu “Utilitários” a opção “Configurações do Sistema”, e a aba “Empresa”.

1.2) Confira se os dados da empresa estão corretos. Caso haja alguma divergência, solicite junto à TS SISTEMAS a alteração do cadastro.

1.3) Verifique o regime tributário da empresa. Se for diferente do simples nacional, desmarque a opção correspondente e selecione as opções para informar se o cliente é contribuinte de PIS e COFINS ou IPI.

1.4) Informar para o sistema qual certificado digital será utilizado para emissão das notas clicando no ícone de “Lupa” da seção “Certificado Digital para Emissão de DF-e”. Clicar no botão “Consultar status do serviço NF-e” para confirmar se está tudo certo.

1.5) Clique em “Gravar” para gravar as configurações alteradas.

 

2) Configuração das séries para emissão de DF-e

2.1) No menu “Cadastros” acesse a opção “Tabelas de DF-e” e em seguida a opção “Tabela de Séries de DF-e”. É nesta tabela que é configurada a numeração das notas a serem emitidas. O instalador do sistema já traz cadastradas as séries padrão necessárias para  emissão dos documentos de acordo com os tipos disponíveis. Verifique se a empresa já possui notas emitidas para as respectivas séries. Caso a empresa não possua notas emitidas anteriormente, a numeração deve iniciar em “0”. Caso possua notas emitidas em um outro sistema, informe o número da última nota emitida ou crie uma série diferente para iniciar uma nova sequência de numeração e desta forma evitar que haja duplicidade nos números das notas e consequente rejeição por conta desta duplicidade.

 

3) Configurações Específicas para NFC-e

Caso o cliente vá fazer a emissão de NFC-e é necessário informar na configuração do sistema o código de segurança do contribuinte (CSC) e seu token. Também é necessário configurar o modelo de impressora a ser utilizada. Siga o seguinte procedimento:

3.1) Acesse no menu "Utilitários", vá na opção "Configurações do Sistema", na aba “NFC-e/SAT”;

3.2) Selecione o tipo de documento que vai emitir (NFC-e/SAT);

3.3) Informa a série que será utilizada para emissão das notas;

3.4) Informe o ID do Token conforme fornecido pelo contador da empresa;

3.5) Informe o CSC conforme fornecido pelo contador da empresa;

3.6) Ainda nas configurações do sistema vá na aba "Impressoras" e altere as configurações da seção “Impressora principal para emissão de cupons”: No campo tipo de impressora escolha “Windows”. No campo “Impressora” selecione a impressora desejada. No campo “Papel” escolha o tamanho do papel que deverá sair a impressão, de acordo com a impressora escolhida.

3.7) Clique em “Gravar” para salvar as configurações.

 

4) Conclusão

Pronto. Você realizou as configurações básicas dos principais emissores e seu sistema já está apto a emitir os principais documentos fiscais.  Importante frisar que existem ainda muitas outras configurações opcionais que podem ser alteradas, como logotipo no cabeçalho da nota, mensagens de rodapé dos cupons, mensagens fixas das notas, modelos de impressão, etc. Você poderá encontrar essas configurações no menu "Utilitários" na opção "Configurações do Sistema". É importante conhecer cada uma delas antes de alterá-las. Para saber qual a função de cada configuração opcional, entre em contato com a equipe de suporte técnico da TS SISTEMAS.

 

 

 

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