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Configuração de Boletos Bancários



Este manual contém detalhes importantes que devem ser respeitados na configuração de boletos no Sistema Techsoft. Aqui é apresentado o roteiro de configuração para cada um dos bancos homologados no sistema.

 

IMPORTANTISSIMO: Antes de colocar o boleto em produção, é OBRIGATÓRIO:

1) Emissão de 1 boleto de teste com valor simbólico; (exempo: R$ 1,00)

2) Geração do arquivo de remessa com esse boleto. Envio para o banco.

3) Aguardar que o boleto enviado seja processado pelo banco (Normalmente 1 dia após o envio);

4) Verificar se o boleto apareceu na relação do banco. (Verificar dentro do aplicativo do banco)

5) Efetuar o pagamento deste boleto. Aguardar mais 1 dia pela compensação.

6) Verificar se o pagamento entrou na conta.

 

ATENÇÃO: Conforme o novo modelo de cobrança bancária vigente no BRASIL, se o boleto não for transmitido para o banco, ele não será registrado e não será reconhecido para pagamento. Somente poderá ser pago na rede bancária um boleto que tenha sido registrado. Existe um intervalo de tempo entre o envio do arquivo de remessa e o reconhecimento do boleto pela rede bancária. Importante instruir aos clientes que o envio do arquivo de remessa deve ser efetuado todos os dias, e, diariamente deve ser conferido se o arquivo do dia anterior foi corretamente processado. A TECHSOFT NÃO SE RESPONSABILIZA POR ERROS NESTE PROCESSO.

 

Banco Itau (341)

Layout de Remessa: CNAB400 (Avisar ao banco que o layout gerado pelo Techsoft é o de 400 posições)

Agência/DV: Informar número da Agência Bancária (Cooperativa) e o D.V. da agência (0 no DV caso não exista)

Conta/DV: Informar número da Conta Bancária, e o D.V. da Conta

Carteira/Conf. Adic. 1: Informar a carteira contratada no banco. (Normalmente “109”)

Quantidade de Dígitos do Nosso Número: 8

Espécie: Informar “DM” (Duplicata Mercantil)

Aceite: “Não”

Envio do arquivo de remessa: Acesse Itaú Empresas > Transmissão de arquivo (transmissão em produção) > Remessa > Enviar > Produto Cobrança 400 > Escolher arquivo e clicar no enviar.

Ver boletos em carteira (após 24 horas do envio): Acesse Itaú Empresas > Menu Cobrança > Consultar boletos em aberto (a vencer e vencidos) > informe o período.

Ver boletos pagos (24 horas após movimento): Acesse Itaú Empresas > Menu Cobrança > Extrato de Movimentação (Francesinha) > Conta em Operação (90 dias) > Selecione a data.

 

Banco Sicoob (756)

Layout de Remessa: CNAB240 (Avisar ao banco que o layout gerado pelo Techsoft é o de 240 posições)

Agência/DV: Informar número da Agência Bancária e o D.V. da agência (0 no DV caso não exista)

Conta/DV: Informar número da Conta Bancária, e o D.V. da Conta

Carteira/Conf. Adic. 1: Informar a carteira contratada no banco. (Normalmente “1”)

Convênio/Conf. Adic. 2: Informar o número do convênio fornecido pelo banco (Cliente-DV).

Modalidade: Deve ser preenchido com o número da carteira (Normalmente “1”)

Espécie: Informar “DM” (Duplicata Mercantil)

Aceite: “Não”

 

Banco Santander (033)

Layout de Remessa: CNAB400 (Avisar ao banco que o layout gerado pelo Techsoft é o de 400 posições)

Agência/DV: Informar número da Agência Bancária e o D.V. da agência (0 no DV caso não exista)

Conta/DV: Informar número da Conta Bancária, e o D.V. da Conta

Carteira/Conf. Adic. 1: Informar a carteira contratada no banco. (Normalmente “101”)

Convênio/Conf. Adic. 2: Informar o número do convênio fornecido pelo banco. (Exemplo: "0493405")

Modalidade: Deve ser preenchido com o número da carteira (Normalmente: “101”)

Espécie: Informar “DM” (Duplicata Mercantil)

Aceite: “Não”

Código de Transmissão: Informar neste campo o código de transmissão fornecido pelo banco. (Exemplo: "11470031240501200053")

Envio do arquivo de remessa: Transferência de arquivos > Remessa > Transmitir > Selecione o Produto Cobrança > Layout 400 > Escolher arquivo, depois clicar no transmitir.

Ver boletos em carteira (após 24 horas do envio): Cobrança e recebimento> Consultas > Resumo/posição > Modalidade (RCR) > Exibir

Ver boletos pagos (24 horas após movimento): Cobrança e recebimento > Consultas > Títulos > Selecionar modalidade e o tipo de consulta (liquidados) > Selecione o período.

 

Banco do Brasil (001)

Layout de Remessa: CNAB400 (Avisar ao banco que o layout gerado pelo Techsoft é o de 400 posições)

Agência/DV: Informar número da Agência Bancária e o D.V. da agência (0 no DV caso não exista ou DV seja "X")

Conta/DV: Informar número da Conta Bancária, e o D.V. da Conta

Carteira/Conf. Adic. 1: Informar a carteira contratada no banco. (Normalmente “17”)

Convênio/Conf. Adic. 2: Informar o número do convênio fornecido pelo banco. (exemplo: "3128155")

Modalidade: Deve ser preenchido com a variação da carteira (Normalmente “035”)

Espécie: Informar “DM” (Duplicata Mercantil)

Aceite: “Não”

Envio do arquivo de remessa: Acesse o Gerenciador Financeiro > Troca de arquivos > Remessa > Clicar no botão ("+") > Selecionar o Arquivo > Adicionar > Clicar em enviar.

Ver boletos em carteira (após 24 horas do envio): Acesse o Gerenciador Financeiro > Cobrança > Consultas > Nova Consulta > Todos os títulos.

Ver boletos pagos (24 horas após movimento): Acesse o Gerenciador Financeiro > Cobrança > Consultas > Nova Consulta > Movimento do Dia> Selecione a data - Será mostrada uma tela com os totais > Clicar no Link LIQUIDADO para mostrar a relaçoa detalhada.

 

Caixa Econômica Federal (104)

Layout de Remessa: CNAB240 (Avisar ao banco que o layout gerado pelo Techsoft é o CNAB240)

Agência/DV: Informar número da Agência Bancária e o D.V. da agência (0 no DV caso não exista)

Conta/DV: Informar número da Conta Bancária, e o D.V. da Conta - OBSERVAÇÃO: Este número de conta não é o mesmo número da conta bancária do cliente. Trata-se na verdade de um número de convênio que é fornecido pelo banco. É uma "Conta convênio".

Carteira/Conf. Adic. 1: Informar "RG" (Maiúsculo)

Convênio/Conf. Adic. 2: Informar o mesmo número informado na conta, sem o DV. (Convênio)

Modalidade: Informar "1"

Espécie: Informar “DM” (Duplicata Mercantil)

Aceite: “Não”

Juros e Multa: Para homologação na CEF, o banco exige que se informe percentuais de juros, multa, e dias para essa cobrança.

 

Banco Bradesco (237)

Layout de Remessa: CNAB400 (Avisar ao banco que o layout gerado pelo Techsoft é o de 400 posições)

Agência/DV: Informar número da Agência Bancária e o D.V. da agência (0 no DV caso não exista)

Conta/DV: Informar número da Conta Bancária, e o D.V. da Conta

Carteira/Conf. Adic. 1: Informar a carteira contratada no banco. (Normalmente “09”)

Convênio/Conf. Adic. 2: Informar o número do convênio (Número do "cedente" fornecido pelo banco)

Quantidade de Dígitos do Nosso Número: 11

Modalidade: Deve ser preenchido com o número da carteira (Normalmente “1”)

Espécie: Informar “DM” (Duplicata Mercantil)

Aceite: “Não”

Código de Transmissão: Informar neste campo o código de transmissão fornecido pelo banco.

 

Sicredi (748)

Layout de Remessa: CNAB400 (Avisar ao banco que o layout gerado pelo Techsoft é o de 400 posições)

Agência/DV: Informar número da Agência Bancária e no lugar do DV da agência, informar o "UA/POSTO" fornecido pelo banco. (Informar UA com dois dígitos. Ex. "00"; "25")

Conta/DV: Informar número da Conta Bancária, e o D.V. da Conta - OBSERVAÇÃO: Este número de conta não é o mesmo número da conta bancária do cliente. Trata-se na verdade de um número de convênio que é fornecido pelo banco. É uma "Conta convênio".

Carteira/Conf. Adic. 1: Informar "1"

Convênio/Conf. Adic. 2: Informar o código de beneficiário fornecido pelo banco. (Convênio)

Quantidade de Dígitos do Nosso Número: 9

Espécie: Informar “DM” (Duplicata Mercantil)

Aceite: “Não”

 

Banco Inter (077)

Para o Banco Inter, o sistema trabalha com a emissão de boletos de forma síncrona, fazendo a comunicação com o banco no mesmo momento que o boleto é emitido. Desta forma, não é necessário gerar ou transmitir arquivos de remessa para o banco: Ao emitir o boleto pelo sistema Techsoft, o boleto será automaticamente registrado.

Para que funcione o boleto do Banco Inter, primeiramente deve-se acessar o Homebank do Inter pelo computador, ir na opção CONTA DIGITAL, depois em APLICACOES/NOVA APLICAÇÃO. Colocar um nome e uma descrição para a aplicação (por exemplo: BOLETOS). Escolher o escopo (permissões da aplicação). Selecionar as permissões relacionadas à gerenciamento de boleto (Emitir, Consultar e Cancelar cobrança). Clicar no botão CRIAR APLICAÇÃO. Informar o código de segurança enviado por SMS para o celular do titular da empresa. Em seguida, na gestão de aplicações, baixar chaves e certificado.  Extrair os arquivos baixados. Estes arquivos devem ser renomeados, mantendo a extensão padrão, sendo que deverá ser alterado apenas o nome, colocando-se no nome do arquivo o CNPJ da empresa que vai emitir os boletos. Depois de renomeados, esses arquivos devem ser colocados na pasta do Sistema Techsoft. Ainda no internet Bank, na gestão de aplicações, localizar as seguintes informações: ClientId e ClientSecret.

Na configuraração de boletos, informar os seguintes campos:

Agência/DV: 0001 para agência e 9 para o DV

Conta/DV: Informar número da Conta Bancária, e o D.V. da Conta

Carteira/Conf. Adic. 1: Utilizar "112"

Espécie: Informar “OU”

ClientId: Informar a sequência de caracteres que está associada ao certificado no Internet Bank.

ClientSecret: Informar a sequência de caracteres que está associada ao certificado no Internet Bank.

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